Beleza da Vida Nascente! ♥ ♪ @Eco_Humana

https://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2417-aleitamento-materno-um-ato-de-amor?showall=&start=1

Entrevista com Paula Pizzato – Aleitamento Materno

A cada dia a gente ouve falar sobre os benefícios do leite materno para o bebê, há muitas campanhas que informam sobre amamentar e muitas gestantes recebem também orientação no serviço de saúde sobre o aleitamento materno, mesmo assim ainda há muitas duvidas, principalmente quando aparecem as dificuldades.

Existe leite fraco?

Não, todo leite materno é forte e bom. Se o bebê não está ganhando peso adequadamente é importante rever o processo da amamentação para garantir que ele chegue até o final da mamada, onde o leite é mais gorduroso. O bebê que mama rapidamente e não chega até o esvaziamento total da mama pode sentir sim um pouco mais fome, por que é no final da mamada que o leite é mais encorpado, mais gorduroso. É importante que a mãe tenha paciência e deixar o bebê mamar até que ele fique saciado, não tenha pressa nesse momento, isso é muito importante.

Quais são os benefícios do aleitamento materno para o bebê?

Primeiramente é bom a gente comentar que o leite materno é completo, é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida, o bebê recebendo aleitamento materno vai ser mais protegido, pois o leite materno contém proteínas, contém células de defesa que vão protegê-lo. O bebê que mama no peito exclusivamente tem menos chances de desenvolver diarreia, alergia e doenças infecciosas, como a infecção urinária, infecções respiratória e além do mais, o ato de sugar o peito, ajuda o bebê a desenvolver as bochechinhas. Ele vai ter uma melhor mastigação, uma fala mais adequada e vai melhorar também a respiração. Além do que ele se sente mais protegido com o contato da mãe, o contato de pele com pele aumenta o vínculo mãe e filho

E quais são as vantagens do aleitamento materno para a mãe?

A mãe que amamenta tem menos chance de desenvolver câncer de mama, de ovário e de útero. A mamada ajuda o útero a voltar para o tamanho normal e a placenta a ser descolada. O peso da mãe que amamenta também volta ao normal mais rapidamente.

Qual é a importância do Colostro para o bebê?

O colostro é o leite produzido pela mãe nos primeiros dias e ele é riquíssimo em proteínas que vão garantir o desenvolvimento e o crescimento para o bebê, ele atua praticamente como uma vacina para o bebê naquele momento.

Quais os principais problemas que podem ocorrer durante a amamentação?

A rachadura no bico do seio. Se o bebê está mamando e está puxando exclusivamente no bico do seio a pega não está correta, o bebê para fazer uma boa pega deve envolver os lábios na aureola do mamilo. Se ele mamar diretamente no bico, pode ocasionar as rachaduras no peito e causa dor na amamentação para a mãe é importante corrigir a pega. Outro problema é quando a mama fica empedrada, o chamado engurgitamento. Acontece por que a mama não foi esvaziada adequadamente, a mama fica muito cheia e o leite acaba empedrando. É importante que a mãe que está com a mama muito cheia esvazie um pouco o leite antes de dar a mamada, fazendo com que a mama fique mais macia e mais fácil para o bebê mamar. Um problema que pode surgir por conta desse engurgitamento é a mastite, a mastite é uma infecção, uma inflamação das mamas. Isso  pode também aumentar as dores no peito, causar um avermelhamento das mamas. Se isso acontecer procure o serviço de saúde, eles vão auxiliar e orientar o que fazer neste momento para que você continue amamentando seu filho.

Sobre a alimentação para a mãe que amamenta, nós sabemos que alguns alimentos ajudam e outros prejudicam, quais são esses alimentos?

A mãe deve ter uma alimentação saudável, equilibrada com nutrientes importantes que vem dos vegetais e das frutas. Ela precisa comer arroz, feijão, saladas, tomar leite e evitar alguns alimentos que podem estar prejudicando até o peso. A mãe precisa ter uma alimentação natural, variada, colorida e equilibrada.

O que as mães podem fazer para aumentar a quantidade de leite materno?

Quanto mais o bebê mamar mais produção de leite a mãe vai ter, é importante que a mãe tome bastante líquido, muita água e que tenha uma boa alimentação, isto é, comendo os alimentos ricos em nutrientes importantes, como os feijões, arroz, suco de frutas, comendo frutas, verduras e legumes, evitar as refeições rápidas, sanduíches e batata frita neste momento.

Há mais alguma informação para deixar para as mães?

É importante que a mãe pense que este momento é muito especial. No momento da amamentação ela precisa estar preparada, com calma, num ambiente tranquilo sem muito barulho, ela precisa estar confortável e o bebê também. É bom que se faça disso um ritual muito especial, que é esse momento da amamentação.

comente

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra.

Programa de rádio 1142 – Aleitamento Materno

 

 1142 Aleitamento Materno norte  1142 Aleitamento materno sul  Download 

Outros programas de rádio Viva a Vida sobre aleitamento materno:

Aleitamento materno:

1106 – 10/12/2012 – Benefícios do aleitamento materno 2

 

 1106 Benefícios do aleitamento materno 2 norte 1106 Benefícios do aleitamento materno 2   sul  Download 

1105 – 03/12/2012 – Benefícios do aleitamento materno 1

 

 1105 Benefícios do aleitamento materno 1 norte 1105 Benefícios do aleitamento materno 1   sul  Download 

1062 – 06/02/2012 – Amamentação

 

 1062 Amamentação norte  1062 Amamentação sul  Download 

1053 – 05/12/2011 – Aleitamento Materno

 

 1053 Aleitamento materno norte  1053 Aleitamento materno sul  Download 

1010 – 07/02/2011 – Aleitamento materno

 

 1010 Aleitamento materno norte  1010 Aleitamento materno sul  Download 

0945 – 09/11/2009 – Amamentação

 

 0945 Amamentação norte  0945 Amamentação sul  Download 

0906 – 09/02/2009 – Aleitamento Materno

 

 0906 Aleitamento materno norte  0000 Título sul  Download 

0841 – 12/11/2007 – Amamentação

 

 0841 Amamentação norte  0841 Amamentação sul  Download 

Preparação para o aleitamento

1091 – 27/08/2012 – Preparação para o aleitamento

 

 1091 Preparação para o aleitamento norte 1091 Preparação para o aleitamento   sul  Download 

0811 – 16/04/2007 – Amamentação – cuidado no preparo das mamas

 

 0811 Amamentação – cuidado no preparo das mamas norte 0811 Amamentação – cuidado no preparo das mamas   sul  Download 

Banco de Leite humano

1097 – 08/10/2012 – Banco de Leite Humano

 

 1097 Banco de leite humano norte 1097 Banco de leite humano   sul  Download

Deixe um comentário

Nuvem de tags